UEPB - Repositório Digital

A cultura surda e seus artefatos culturais na educação escolar dos surdos: um estudo de caso

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Martins, Ellem Aguida de Oliveira
dc.date.accessioned 2018-04-19T12:32:57Z
dc.date.available 2018-04-19T12:32:57Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16306
dc.description MARTINS, E. A. de O. A cultura surda e seus artefatos culturais na educação escolar dos surdos: um estudo de caso. 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho apresenta uma discussão acerca do surdo e da cultura surda, suas concepções e mudanças na história e como atualmente os artefatos culturais se manifestam na educação escolar. O objetivo geral deste texto é fazer uma reflexão sobre as concepções de cultura surda dentro de uma perspectiva histórica e cultural. Deste objetivo brotam outros mais específicos como: entender o surdo como sujeitos de sua própria história, com autonomia e capacidades de produção cultural; desenvolver a concepção social da surdez e como ela ajuda a entendermos melhor os sujeitos surdos; refletir as potencialidades que os surdos têm para desenvolver seus artefatos culturais. Como abordagem teórica, o trabalho fez uso da história cultural, pela amplitude de diálogo com outras áreas do conhecimento e por ter especial interesse pelas experiências dos sujeitos antes “desprezados” pela história. Como metodologia, este estudo se valeu de um estudo de caso com alunos surdos de uma determinada escola da rede estadual de ensino da cidade de Guarabira-Pb. Ao longo do trabalho foram consultados autores como: Strobel (2008a, 2008b, 2009), Sá (2006), Perlin (1998, 2003, 2006, 2014) e Nakagawa (2012). Como resultado obtido o referido trabalho mostra que é possível falar que há uma cultura surda e que esta se mostrou perceptível nos relatos dos entrevistados. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Aline de Fátima da Silva Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Cultura surda pt_BR
dc.subject História pt_BR
dc.subject Artefatos culturais pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Identidade pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.title A cultura surda e seus artefatos culturais na educação escolar dos surdos: um estudo de caso pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta