Resumo:
Este trabalho apresenta uma discussão acerca do surdo e da cultura surda, suas concepções e mudanças na história e como atualmente os artefatos culturais se manifestam na educação escolar. O objetivo geral deste texto é fazer uma reflexão sobre as concepções de cultura surda dentro de uma perspectiva histórica e cultural. Deste objetivo brotam outros mais específicos como: entender o surdo como sujeitos de sua própria história, com autonomia e capacidades de produção cultural; desenvolver a concepção social da surdez e como ela ajuda a entendermos melhor os sujeitos surdos; refletir as potencialidades que os surdos têm para desenvolver seus artefatos culturais. Como abordagem teórica, o trabalho fez uso da história cultural, pela amplitude de diálogo com outras áreas do conhecimento e por ter especial interesse pelas experiências dos sujeitos antes “desprezados” pela história. Como metodologia, este estudo se valeu de um estudo de caso com alunos surdos de uma determinada escola da rede estadual de ensino da cidade de Guarabira-Pb. Ao longo do trabalho foram consultados autores como: Strobel (2008a, 2008b, 2009), Sá (2006), Perlin (1998, 2003, 2006, 2014) e Nakagawa (2012). Como resultado obtido o referido trabalho mostra que é possível falar que há uma cultura surda e que esta se mostrou perceptível nos relatos dos entrevistados.
Descrição:
MARTINS, E. A. de O. A cultura surda e seus artefatos culturais na educação escolar dos surdos: um estudo de caso. 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.