Resumo:
Este trabalho acadêmico tem como objetivo geral perceber como estão sendo abordados nos Projetos Políticos Pedagógicos e compreendidos pelos educadores a importância da Educação a Educação em Direitos Humanos, partindo das escolas municipais de Alagoa Grande – PB, focando suas contribuições para a educação. Justifica-se a escolha desse tema por entender que poucos são discutidos sobre o tema nas escolas. O desenvolvimento desse trabalho é baseado também na pesquisa bibliográfica e na aplicação de questionário com 21 professores que se dispuseram a cooperar na pesquisa, realizada em quatro escolas públicas de Alagoa Grande – PB. Optamos pela pesquisa quantitativa e qualitativa, pois trata-se de um método de investigativo e proporciona perceber a realidade vivenciada na comunidade escolar. Ressalta-se ainda que ao longo de todo o trabalho investigativo percebemos a importância de discutir o tema sobre Educação em Diretos Humanos numa perspectiva de mudança social a partir dos espaços de formação como na escola. Como fundamentação teórica apoiaremos a pesquisa nas contribuições de Sader E Silveira (2007), Ferreira (2014), Benevides (2007) e Zenaide e Silva et al (2008), artigos e planos publicados no próprio Ministério da Educação.
Descrição:
FÉLIX, M. T. R. Educação e direitos humanos: um caminho possível para uma nova realidade escolar. 2017. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.