UEPB - Repositório Digital

As contribuições da sala do atendimento escolar especializado na Escola Maria Eudésia de Carvalho na cidade de Caiçara - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Avelino, Israelly Paulo de Carvalho
dc.date.accessioned 2018-04-19T17:57:56Z
dc.date.available 2018-04-19T17:57:56Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16320
dc.description AVELINO, I. P. de C. As contribuições da sala do atendimento escolar especializado na Escola Maria Eudésia de Carvalho na cidade de Caiçara - PB. 2017. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract A Educação Especial é uma forma mais adequada de ajudar as pessoas portadoras de necessidades especiais a viverem uma vida “normal”, ou pelos menos pensa-se que teria que ser assim, pois através deste contexto alguns estudantes “normais”, pois todos temos nossas limitações independente de portar alguma necessidade especial, descobrem ser capaz de atos generosos e responsáveis desde cedo. Compreende-se que o processo de Integração é a pura e simples inserção escolar de alunos com deficiência, podendo ser em classes comuns, em classes e/ou escolas especiais, isto irá depender apenas das condições deste aluno, conforme suas possibilidades de participar e acompanhar as atividades desenvolvidas no contexto escolar. As ofertas no atendimento na Classe Comum passam a abranger também a atuação de professor da educação especial, de professores intérpretes das linguagens e códigos aplicáveis – Língua de Sinais, Sistema Braille, instrutores surdos e itinerância. Há também a oferta de atendimento na Sala de Recursos, na qual o professor da educação especial realiza a complementação e/ou suplementação curricular, utilizando equipamentos e materiais específicos. As escolas passam a fazer adequação física dos edifícios para receberem os alunos. Não se pode esquecer o direito do cidadão. As escolas são construídas para promover educação para todos; portanto, todos têm direito de participar ativamente da sociedade da qual fazem parte. Estas políticas buscam alargar o acesso à escola regular, ampliar a participação e assegurar a permanência de todos os alunos que estão matriculados nela, independentemente de suas particularidades. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Alunos com deficiência pt_BR
dc.title As contribuições da sala do atendimento escolar especializado na Escola Maria Eudésia de Carvalho na cidade de Caiçara - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta