UEPB - Repositório Digital

Relação família-escola: suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Priscila Fonseca Carvalho da
dc.date.accessioned 2018-04-19T17:58:28Z
dc.date.available 2018-04-19T17:58:28Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16321
dc.description SILVA, P. F. C. da. Relação família-escola: suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo trata da relação família-escola e seu envolvimento no processo-aprendizagem do aluno como o objetivo analisar como o relacionamento família e escola interfere no ensino-aprendizagem do aluno. Para consecução deste objetivo este estudo apresenta a evolução histórica da participação da família no processo de escolarização dos filhos; reflete sobre a papel da escola e sua especificidade na formação do cidadão e discuti o papel da família e sua relação com a escola no processo de aprendizagem escolar dos filhos. Trata-se de uma Pesquisa Qualitativa, exploratória, cuja parte empírica foi desenvolvida por meio de levantamento de dados pelas entrevistas destinadas aos profissionais da educação e pais de alunos de escola privada e pública. O aporte teórico concentra-se, sobretudo nas reflexões de Libânio (2001, 2008), Saviani (2000), Brasil (1988), Brasil (1996), dentre outros. Os resultados indicam que a família e a escola possuem papeis distintos no que se refere ao ensino-aprendizagem da criança, que por vezes são confundidos e o desenvolvimento de cada instituição tem sido trocados. Mesmo assim tais instituições precisam assumir as responsabilidades que lhes cabe, no sentido de garantir que a aprendizagem aconteça de forma positiva na vida escolar do aluno/filho. Para tal, foi realizada uma pesquisa com enfoque qualitativo, exploratório através de entrevistas junto a gestores, professores e pais de alunos de escola privada e pública. Com o estudo compreendeu-se que quando estas instituições se conscientizam de seus papeis e entrelaçam suas relações compartilhando a tarefa de preparar os sujeitos para a vida socioeconômica e cultural em um ambiente saudável, cercado de incentivos e boas relações, tende a fazer com que o aprendizado da criança seja positivo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Taises Araújo da Silva Alves pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Relação família-escola pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.title Relação família-escola: suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta