dc.contributor.author |
Alencar, Elisabete Januário de |
|
dc.date.accessioned |
2018-04-23T18:06:39Z |
|
dc.date.available |
2018-04-23T18:06:39Z |
|
dc.date.issued |
2016-10-19 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.337 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16395 |
|
dc.description |
ALENCAR, E. J. de. A utilização de jogos pedagógicos como estratégia para o ensino de evolução biológica: Relato de experiência didática no âmbito do PIBID. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Os professores de Biologia enfrentam algumas dificuldades no que diz respeito ao ensino- aprendizagem, dentre essas dificuldades encontra-se a inserção de metodologias inovadoras que ajudem na superação do modelo tradicional de ensino e na abordagem de temas complexos e de pouca aceitação, como por exemplo, Evolução biológica. Com base nesse contexto o objetivo deste trabalho consistiu em desenvolver uma sequência didática, utilizando jogos didáticos como auxílio no processo de ensino-aprendizagem de Evolução. O Trabalho foi realizado com estudantes do 3º ano da Escola Estadual Dr. Elpídio de Almeida localizada em Campina Grande-PB. A proposta foi desenvolvida em quatro etapas: pré- diagnóstico, intervenção, pós-diagnóstico e análise dos resultados. Através da metodologia utilizada conseguimos verificar uma melhor aprendizagem dos conteúdos ministrados em sala, também foi possível propiciar um momento no qual os estudantes puderam desenvolver certas habilidades e competências, como por exemplo, realizar trabalho em equipe, além de motivar o interesse deles pelo conteúdo abordado e pela Biologia em si. Através desse trabalho foi possível notar a necessidade e a importância de se utilizar metodologias inovadoras para o ensino de Biologia, e que a utilização de jogos didáticos como uma ferramenta de auxílio para o ensino de biologia é uma ótima proposta, desde que bem planejada. Esta atividade lúdica proporcionou uma experiência significativa e prazerosa, pois o PIBID possibilita aos futuros docentes um contato direto com os estudantes de redes públicas, e também a vivenciar realidades existentes apenas nessas escolas, além de permitir trabalhar em conjunto com os estudantes e professores de ambas as instituições, escola e Universidade. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Márcia Adelino da Silva Dias |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Biologia |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos educativos |
pt_BR |
dc.subject |
Evolução biológica |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos didáticos |
pt_BR |
dc.title |
A utilização de jogos pedagógicos como estratégia para o ensino de evolução biológica: Relato de experiência didática no âmbito do PIBID |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |