dc.description.abstract |
Esta pesquisa consiste em analisar a relação família e escola no processo do desenvolvimento da aprendizagem do aluno nas turmas do 1º e do 5º ano do Ensino Fundamental I em uma Escola de Rede Pública de Ensino no município de Passa e Fica, Estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Tendo como objetivo geral apresentar algumas reflexões sobre a importância da família na vida escolar do aluno, visto que a família é considerada um fator relevante para oferecer a base educacional e todo sucesso ao decorrer da sua vida escolar. Os procedimentos adotados para realizar esta pesquisa foi através da abordagem descritiva e qualitativa, tendo como fundamentação os estudos dos autores, Szymanski (2001), Parolin (2003), Gomes (1994), realizando assim, uma entrevista para a obtenção dos dados, com a autorização do gestor escolar da instituição de ensino, auxiliando na coleta de informações e opiniões sobre os fatores ligados a relação família e escola. Com isto os dados analisados mostram que os pais são bem interessados em participar na vida escolar dos seus filhos e sabem da sua importância para o desenvolvimento do mesmo, porém, encontram algumas dificuldades para essa aproximação, alegam não ter tempo. Concluímos então, que é necessário haver mais aproximação entre ambas, para que assim seja alcançado os objetivos das duas instituições. |
pt_BR |