Resumo:
O presente artigo apresenta reflexões sobre o papel do educador frente aos desafios no processo de ensino e aprendizagem dos alunos com síndrome do espectro autista na atualidade. Aborda a necessidade de formação deste indivíduo desde o Início do desenvolvimento psicossocial, pois é na infância que se constrói os seus laços sociais e culturais, o que lhe ajudará a desenvolver o senso de interação no meio social. Para efetivação do estudo foram consultados autores tais como: Mantoan (2015), Orrú (2006), ASA - Autism Society of América (1999), Rogalski (2010), Lima (2006), Vieira (2002) entre outros. O referido trabalho aborda, no seu aporte teórico: história da educação inclusiva no Brasil, inclusão educacional de alunos autistas e sobre o papel do educador na formação educacional dos alunos com síndrome do espectro autista. Utiliza como procedimentos metodológicos da pesquisa bibliográfica de cunho exploratório. Conclui que é necessária uma parceria entre governo, educadores e coordenadores das escolas para que esses desafios possam ser enfrentados. E que favoreçam o desenvolvimento desse aluno com necessidades especiais.
Descrição:
FÉLIX, A. de O. Os desafios do educador frente ao processo de ensino e aprendizagem do aluno autista. 2017. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.