Resumo:
Com o aparecimento do capitalismo industrial a sociedade se viu frente ao processo de mutações intensas nos cenários econômico, cultural, político e social que por sua vez tem ocasionado significativas transformações na sociedade contemporânea, trazendo implicações na infância e na educação. Uma dessas implicações é o acréscimo da necessidade comunicacional e informacional, intensamente influenciado pelo poder midiático, chegando a favorecer a indústria cultural explicitando os seus produtos midiáticos. Não é de se estranhar que atualmente temos observado a influência da indústria cultural adentrando os muros da escola por meio dos seus produtos mercantilizados. Ante ao exposto, buscamos indagar de que forma a indústria cultural tem influenciado através dos seus mecanismos a infância contemporânea e de que forma isso reflete na educação? Diante desta indagação, temos como objetivo investigar a influência da indústria cultural na infância contemporânea e seus desdobramentos na educação. Para realização desse trabalho utilizamos a pesquisa de cunho qualitativa em educação, bibliográfica, exploratória e como fonte de coleta de dados utilizamos questionários semiestruturado com questões abertas e fechadas, para compreender a visão infantil e dar voz as crianças, sobre a indústria cultural e sua relação com a educação. Os principais autores deste estudo foram: Ariés (2011), Kuhlmann Jr (2015), Priore (2008) no que se refere a análise do processo histórico da infância. Steinberg e Kincheloi (2001) cujos estudos se voltam para compreensão da cultura infantil e seus efeitos na sociedade. Hokheimer e Adorno (1985), Coelho (1995) no que se refere a análise da indústria cultural. Libâneo (2012), proporciona reflexos acerca das transformações da sociedade contemporânea na educação escolar, contribuindo com a linha de educação Aranha (2006). Espera-se que essa pesquisa contribua no despertamento de uma provável reflexão e partir de tal reflexão a criticidade de educadores e demais que se preocupam com a infância e a educação, levando-os a se posicionarem frente a influência da indústria cultural e seus reflexos.
Descrição:
ALVES, M. da L. de S. A influência da indústria cultural na infância e seus desdobramentos na educação. 2017. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.