dc.description.abstract |
A presente pesquisa caracteriza-se a partir de estudos e reflexões a respeito da matemática nos jogos e brincadeiras, destacando sua relevância, o seu íntegro para o progresso do educando em todos os aspectos intelectual, afetuoso, sociocultural e psicomotor, visando à construção do conhecimento. A pesquisa foi realizada com 20 alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivo analisar a contribuição do jogo “Forma 10” para aprendizagem conceitual do sistema de agrupamento decimal. Na educação fundamental os jogos e as brincadeiras são importantes no funcionamento integrante do aluno. O uso dos jogos tem como objetivo estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração; respeito às regras, espírito de liderança; e ainda, brincar expressando emoções, sentimentos e pensamentos. Nesta perspectiva, desenvolvemos esta pesquisa no sentido de mostrar novos conhecimentos e maneiras da aplicação de jogos para que os alunos percam o medo da disciplina de matemática. A pesquisa de natureza qualitativa e intervenção pedagógica foi realizada com fundamentos teóricos e práticos, a fim de embasar a construção de conhecimentos relativos a temática, são apresentados autores como (Lankshear, knobel, M, 2008); (Vygotsky, 1984);(Oliveira, 2007); (Micotti,1999);( D’Ambrósio,1989);(Dante, 1999), entre outros mostram que a aplicação dos jogos nas aulas de matemática é uma possibilidade que pode ajudar os alunos nas dificuldades apresentadas. Este trabalho foi baseado em uma pesquisa de campo na qual foram aplicados a realização de atividades envolvendo jogos e brincadeiras no ensino da matemática, a ação ocorreu em três encontros. O objetivo foi alcançado, dando oportunidade de encontrar jogos que podem ser trabalhados para ampliar o conhecimento e desenvolvimento dos alunos. |
pt_BR |