UEPB - Repositório Digital

A sala de aula como forma de sensibilização social e ambiental: o uso dos resíduos sólidos como fonte material didático

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Michelle Araújo
dc.date.accessioned 2018-04-24T16:16:55Z
dc.date.available 2018-04-24T16:16:55Z
dc.date.issued 2018-04-17
dc.identifier.other CDD 371.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16457
dc.description SILVA, M. A. A sala de aula como forma de sensibilização social e ambiental: o uso dos resíduos sólidos como fonte material didático. 2018. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract A reciclagem é um dos elementos responsável por construir um mundo novo e através dessa construção sensibilizar a humanidade da importância que o meio natural tem para o desenvolvimento das futuras espécies animal e vegetal. Com isso atualmente sua utilização contribui imensamente, não só para o equilíbrio dos ecossistemas como também pode ser um meio promissor para gerar renda as populações mais carentes. O meio natural encontra-se bastante ameaçado através da ação antrópica que direto ou indiretamente contribui para a redução de diversos recursos presente na natureza. A importância e o papel fundamental da reciclagem para a construção de um mundo melhor vem sendo discutido com muita frequência no âmbito social, seja através da mídia ou no meio educacional, onde algumas escolas estão inserindo em suas salas de aula questões voltadas para a conscientização e sensibilização da população em relação ao meio ambiente incluindo o ato de reciclar, ou seja, transformar o que é velho em um novo produto. Pois, no setor escolar, principalmente, onde se trabalha com o lúdico, os professores conseguem dinamizar suas aulas e criar um pensamento construtivo para as questões ambientais. Com isso os alunos, principalmente de Geografia vão ter uma visão mais abrangente do que pode ser feito para minimizar alguns problemas ambientais, causado muitas vezes pela falta de conhecimento do meio em que vivem. Com isso as aulas se tornaram mais atraentes e mais dinâmicas, moldando as pessoas e tornando-as mais conscientes do seu papel na sociedade. O presente trabalho teve como propósito relatar a importância do uso dos resíduos sólidos em sala de aula, como um meio alternativo para conscientizar os discentes dos problemas ambientais causados pelas ações antrópicas. Este trabalho teve como objetivo sensibilizar por meio do processo ambiental os discentes do 7º ano A, da escola E.E.I.E.F. Coelho Lisboa da importância da reciclagem dos resíduos sólidos. Destacando suas principais funções e meios que colaboram para o equilíbrio da natureza, contribuindo com a mitigação dos impactos causados pelo acúmulo de lixo no sistema de deposição final. Quanto aos procedimentos metodológicos, a presente pesquisa encontra-se organizada em três partes, em que as temáticas se interligam entre si desde a fundamentação teórica, passando pela caracterização da área de estudo, até chegar à pesquisa realizada. O método aplicado para o desenvolvimento do trabalho foi o fenomenológico apoiado ao quali quantitativo, onde foi utilizado apêndice com uso de questionários e entrevista, registros fotográficos digital e para quantificar os dados da pesquisa foram utilizados gráficos da planilha Excel 2010. Além de atividades complementares, incluindo aulas explicativas, uso dos meios tecnológicos (vídeos), palestra e oficinas. Onde os alunos colocaram a teoria em prática e passaram a ver que é possível construir um mundo mágico através dos resíduos sólidos que muitas vezes são jogados em ambientes impróprios contribuindo para o desequilíbrio do ambiente. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Aretuza Candeia de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Resíduos sólidos pt_BR
dc.subject Ambiente escolar pt_BR
dc.subject Reciclagem pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Didática de ensino pt_BR
dc.title A sala de aula como forma de sensibilização social e ambiental: o uso dos resíduos sólidos como fonte material didático pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta