Resumo:
Nesta monografia refletimos sobre as configurações da educação no campo a partir das relações que se estabelecem no desafio das questões étnico-raciais em meio ao processo de luta contra a estigmatização de estereótipos das pessoas negras. A pesquisa obteve dados a partir de observação realizada em uma escola da região do Brejo paraibano e das leituras de autoras/es que articulam as questões raciais em uma perspectiva histórica e sócio antropológica orientadas/os pela Lei 10.639/03. A conclusão a que chegamos foi a de que alguns procedimentos que a escola deveria acatar são os de que haja valorização das reclamações sobre discriminações e preconceitos raciais; não culpabilizar as pessoas negras queixosas além de não economizarem nos afetos dispensados às crianças e adolescentes negras da escola.
Descrição:
SOUZA, F. S. de. Reflexões sobre a prática do racismo na escola do campo no brejo paraibano e a lei 10.639/2003. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico-Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.