Resumo:
Este trabalho tem como objetivo um estudo sobre o incentivo da leitura na educação infantil. A pesquisa foi desenvolvida através da literatura bibliográfica com intuito de buscar subsídios teóricos ao professor, para que ele possa contribuir com o processo de incentivo a leitura prazerosa, sem perder seu caráter lúdico. Uma Experiência do Estágio Supervisionado na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Francisca Afonso Astrogildo de Paula, que esta localizada no município de Belém-PB. Cabe também ao professor o papel de estimular a criança a apreciar uma boa leitura. Este deverá intervir adequadamente, contribuindo para a busca de uma aprendizagem que seja significativa para criança. Desta forma, a pesquisa faz um resgate histórico sobre a importância da leitura e escrita. Contudo, para o aporte teórico recorremos a: Freire (1984), Cagliri (2003), Ferreiro e Teberosky (1990), Maruny (2000), entre outros. A condição de reconhecer o processo de letramento a qual a criança se encontra para melhor trabalhar o conceito de leitura e escrita com esta. Nessa contextualização, podem-se oportunizar melhores recursos e formas para incentivar a criança ao prazer de ler, utilizando a literatura infantil com um importante recurso que irá contribuir para esse processo.
Descrição:
MENEZES, L. B. dos S. Relatório de estágio supervisionado: a importância da leitura e escrita na educação infantil. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.