Resumo:
Este trabalho, norteado pelas questões de pesquisa Que marcas linguístico-discursivas caracterizam a argumentação em redações do ENEM-2015? Que impacto as marcas identificadas causam na configuração do texto dissertativo-argumentativo?, objetiva investigar as estratégias argumentativas em redações do ENEM-2015. E, de modo mais específico: i) identificar as marcas linguísticas da argumentação no texto dissertativo-argumentativo; ii) analisar os níveis de argumentação presentes; e iii) discutir sobre o impacto das marcas linguísticas na configuração do texto dissertativo-argumentativo. Para tanto, fundamenta-se nos conceitos de Koch (2015; 2009; 2004; 2003; 1984), Koch e Elias (2016) sobre texto e argumentação, bem como no que indica a Cartilha do Participante do ENEM 2017 sobre a prova de redação utilizada no exame. Para a sistematização da pesquisa, segue-se procedimentos científicos de base qualitativa (BORTONI-RICARDO, 2008) e abordagem analítica oriundos da pesquisa documental (SEVERINO, 2007), tendo por corpus um conjunto de redações com atribuição de nota 1000, da edição de 2015 do ENEM. Os resultados alcançados indiciam que para a construção da argumentação, foi identificada a ocorrência de marcas linguístico-discursivas que enunciam argumentos do tipo: causa e consequência; contra-argumentação e argumento mais forte. Ao que parece, o candidato produtor, a fim de persuadir o leitor, corretor, do seu texto, e obter pontuação máxima, recorre a operadores argumentativos como recurso para selecionar, organizar e relacionar fatos em defesa da opinião a respeito do tema contemplado, além de revelar a sua atitude perante o assunto do seu texto.
Descrição:
TARGINO, A. M. T. A argumentação em redações do ENEM-2015. 2018. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso
(Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018. [Artigo]