dc.description.abstract |
O presente trabalho visa relatar experiências vivenciadas no componente curricular Estágio Supervisionado II. A experiência serviu para refletir sobre erros e contribuições no processo de formação do docente em sua prática de ensino. O estágio foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Rosário, localizada em Campina Grande - PB, e seguiu-se em quatro etapas: um período discursivo-reflexivo que tinha como fundamento a caracterização da importância do estágio na vida do estagiário; período preparatório que visava a utilização de uma aula teste para corrigir os erros do estagiário antes de ir a campo, fossem eles no plano de aula ou em sua didática; um período de visitação para conhecer o campo de estágio, ou seja, a escola, e um período de regências na escola conveniada com a Universidade Estadual da Paraíba. Durante as etapas do estágio supervisionado foi possível adquirir conhecimentos a respeito da organização, concepção e construção de aulas, observar a partir das aulas ministradas se os alunos aprenderam pelo método utilizado. No estágio também foi possível notar a partir de aulas ministradas em turmas no 5° e 7° ano do Ensino de Jovens e Adultos que turmas diferentes precisam de abordagens também diferentes, com cada uma delas tendo seu próprio ritmo de aprendizagem. Entretanto, a metodologia utilizada pelo estágio supervisionado II para simular o ambiente escolar, sendo essa uma das premissas do estágio, foi uma metodologia falha, uma vez, que é impossível simular o ambiente escolar em apenas duas aulas, no máximo pode-se tirar pequenas experiências. Sendo assim, o estágio foi proveitoso em seu suporte teórico, que tratava da organização, reflexão e concepção das aulas; em sua parte prática apesar de não simular a realidade escolar, onde se conhece a realidade dos alunos, se trabalha com suas ambições, inspirações e conhecimentos os tomando como base utilizados para traçar métodos de ensino. A partir do estágio foi possível ter uma vaga experiência sobre o processo de ministrar aulas, observar as reações dos alunos e corrigir pequenos erros na Didática e na organização das aulas. |
pt_BR |