Resumo:
Este trabalho objetiva compreender a importância do incentivo à leitura no terceiro ano do Ensino Fundamental, releva a importância da criança ter disponibilidade aos livros, para que possa fazer uma leitura analítica, possibilitando tornar-se ativo, dialogar criativamente com o texto, a ponto de essa leitura intervir em sua vida. A pesquisa de natureza qualitativa e intervenção pedagógica foi realizada com fundamentos teóricos e práticos, a fim de embasar a construção de conhecimentos relativos a temática, são apresentados autores como (ABRAMOVICH 2008), CAGLIARI(1989), FREIRE (1989), KLEIMAN (1999), OLIVEIRA (2002), entre outros mostram que a aplicação da leitura é uma possibilidade que pode ajudar os alunos nas dificuldades apresentadas. Este trabalho foi baseado em uma pesquisa de campo na qual foram aplicados a realização de atividades relacionado à leitura. O objetivo foi alcançado, dando oportunidade de encontrar jogos que podem ser trabalhados para ampliar o conhecimento e desenvolvimento dos alunos.
O método como aprendemos a ler na infância define os hábitos que lhe doamos na fase adulta. A leitura realiza uma função necessária não só na pré-escola, mas também nas demais fases do metodologia escolar pela parte de responsabilidade na formação do leitor. A falta de leitura ocasiona dificuldades relevantes na ação escrita, impedindo o ensino aprendizagem. O hábito de leitura, porém só consegue ter efeito se relacionado ao prazer, ao jogo e à arte, de modo que o leitor sinta-se estimulado em contato com maneiras de comunicação que determinam a arte da palavra.
Descrição:
SANTOS, L. da S. O mundo mágico da leitura no 3º ano B do ensino fundamental na Escola Rodrigues de Carvalho - Araçagi-PB. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.