Resumo:
Sendo brincar uma ação livre, que surge a qualquer hora, iniciada e conduzida pela criança; provoca prazer, não exige como condição para sua realização um produto final; relaxa, envolve, ensina regras, linguagens, desenvolve habilidades e introduz a criança no mundo imaginário. É a partir dessa justificativa que introduzimos esse trabalho, o qual teve como objetivo central analisar as contribuições das brincadeiras e jogos no desenvolvimento da criança. Sendo assim o estudo se configurou da seguinte forma: inicialmente apresentamos uma introdução; em seguida a fundamentação teórica; depois o referencial metodológico, com a contextualização da pesquisa e análise dos dados coletados; e por fim as considerações finais a que chegamos com a investigação. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e de campo, de caráter qualitativo, por nos possibilitar maior aproximação com a realidade. Contudo, para o aporte teórico recorremos a: Kishimoto (1993, 1996, 2008); Vygotsky (1991); Piaget (1976), entre outros. O local de observação foi na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Afonso Astrogildo de Paula, localizado cidade de Belém. E como resultado da pesquisa contatou-se que as professoras devem repensar suas práticas educacionais, no sentido de propor atividades que envolvam jogos e brincadeira na sala de aula. Logo, recomendamos que estas práticas façam parte do cotidiano da criança e que possam desempenhar importante papel em seu desenvolvimento.
Descrição:
CARDOSO, L. da C. S. Jogos e brincadeiras na educação infantil: estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Afonso Astrogildo de Paula-Belém/PB. 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.