UEPB - Repositório Digital

Jogos e brincadeiras na educação infantil: estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Afonso Astrogildo de Paula-Belém/PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cardoso, Luana da Costa Sales
dc.date.accessioned 2018-05-02T18:02:12Z
dc.date.available 2018-05-02T18:02:12Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.other CDD 372.24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16536
dc.description CARDOSO, L. da C. S. Jogos e brincadeiras na educação infantil: estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Afonso Astrogildo de Paula-Belém/PB. 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Sendo brincar uma ação livre, que surge a qualquer hora, iniciada e conduzida pela criança; provoca prazer, não exige como condição para sua realização um produto final; relaxa, envolve, ensina regras, linguagens, desenvolve habilidades e introduz a criança no mundo imaginário. É a partir dessa justificativa que introduzimos esse trabalho, o qual teve como objetivo central analisar as contribuições das brincadeiras e jogos no desenvolvimento da criança. Sendo assim o estudo se configurou da seguinte forma: inicialmente apresentamos uma introdução; em seguida a fundamentação teórica; depois o referencial metodológico, com a contextualização da pesquisa e análise dos dados coletados; e por fim as considerações finais a que chegamos com a investigação. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e de campo, de caráter qualitativo, por nos possibilitar maior aproximação com a realidade. Contudo, para o aporte teórico recorremos a: Kishimoto (1993, 1996, 2008); Vygotsky (1991); Piaget (1976), entre outros. O local de observação foi na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Afonso Astrogildo de Paula, localizado cidade de Belém. E como resultado da pesquisa contatou-se que as professoras devem repensar suas práticas educacionais, no sentido de propor atividades que envolvam jogos e brincadeira na sala de aula. Logo, recomendamos que estas práticas façam parte do cotidiano da criança e que possam desempenhar importante papel em seu desenvolvimento. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Vanusa Valério dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Jogos pt_BR
dc.subject Brincadeiras pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title Jogos e brincadeiras na educação infantil: estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Afonso Astrogildo de Paula-Belém/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta