Resumo:
A gestão é uma das formas possíveis de se organizar uma instituição escolar e
todo o processo educacional, por esse motivo consideramos que ela deve ser
praticada a partir de uma perspectiva democrático participativa, onde todos os
sujeitos que fazem parte, direta ou indiretamente da escola, possam participar
das tomadas de decisões e dessa forma, contribuir para a melhoria do processo
de ensino e aprendizagem. Assim, neste artigo tem como objetivo apresentar
algumas considerações acerca da gestão escolar democrática, bem como
objetivos específicos: identificar as perspectivas e desafios desse novo
paradigma de gestão escolar, reconhecer as possíveis formas de escolha de
diretoras e diretores escolares, que nesse novo paradigma consideramos ser
mais propício a utilização da nomenclatura gestoras e gestores escolares.
Utilizaremos para alcançar os nossos propósitos teóricos que discutem acerca
dos temas democracia na educação e gestão escolar democrática bem como a
nossa própria experiência sobre o tema adquirida na prática do Estágio
Supervisionado em Gestão Escolar, do Curso de Pedagogia da UEPB, com um
estudo bibliográficorealizado em escola municipal da educação infantil no
município de Guarabira - PB. Espera-se, portanto, que a leitura deste artigo
permita instigar reflexões sobre a gestão escolar democrática, de modo especial,
nos profissionais e estudantes da educação, como conclusão deste estudo.
Descrição:
PRAXERES, M. J. da C. Gestão escolar: um olhar da gestão na escola pública. 2017. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.