Resumo:
A história da Educação do Campo no Brasil e questões que envolvem os processos políticos-institucionais relacionados à oferta da educação para os povos do campo e em especial aos que se encontram em processo de alfabetização e estão inseridos em escolas multisseriadas suscitaram o desenvolvimento da temática abordada no presente trabalho que tem como objetivo geral analisar baseado em experiências vividas e, em um referencial teórico, o processo de alfabetização ofertado por esse modelo de educação. O tema aborda ainda a falta de compromisso de governantes e de órgãos especializados com esse modelo de educação marcado predominantemente pela heterogeneidade, por reunir em um mesmo espaço, grupos de crianças com diferenças de série e de idade e apenas um professor para atender essa demanda de interesses; a falta de estrutura das escolas e de acompanhamento pedagógico, como também a falta de professores com formação específica para atuar em salas multisseriadas, fatores estes que constituem algumas das diversas dificuldades enfrentadas nesse contexto. Ao analisar essa realidade através desta pesquisa bibliográfica exploratória, baseada em coletas de dados, busca-se articular uma discussão sobre o contexto histórico da Educação do Campo, e o desenvolvimento de programas, coordenações de políticas públicas direcionadas por esse fim, bem como o aporte teórico existente, além dos desafios das classes multisseriadas, envolvendo métodos e práticas pedagógicas que podem auxiliar o desenvolvimento do ensino. Portanto, pode-se concluir que tanto o trabalho docente quanto a aprendizagem dos alunos que estão inseridos nesse modelo de educação, ofertado na maioria das escolas do campo, fica extremamente prejudicado por não terem garantidas as condições necessárias para que seja desenvolvido um trabalho efetivo que atenda às necessidades educativas básicas de cada indivíduo inserido nessa realidade.
Descrição:
ARAÚJO, V. da S. Educação do campo: alfabetização em salas multisseriadas - desafios e possibilidades. 2017. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.