UEPB - Repositório Digital

Educação do campo: alfabetização em salas multisseriadas - desafios e possibilidades

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, Vânia da Silva
dc.date.accessioned 2018-05-02T18:06:53Z
dc.date.available 2018-05-02T18:06:53Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16539
dc.description ARAÚJO, V. da S. Educação do campo: alfabetização em salas multisseriadas - desafios e possibilidades. 2017. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract A história da Educação do Campo no Brasil e questões que envolvem os processos políticos-institucionais relacionados à oferta da educação para os povos do campo e em especial aos que se encontram em processo de alfabetização e estão inseridos em escolas multisseriadas suscitaram o desenvolvimento da temática abordada no presente trabalho que tem como objetivo geral analisar baseado em experiências vividas e, em um referencial teórico, o processo de alfabetização ofertado por esse modelo de educação. O tema aborda ainda a falta de compromisso de governantes e de órgãos especializados com esse modelo de educação marcado predominantemente pela heterogeneidade, por reunir em um mesmo espaço, grupos de crianças com diferenças de série e de idade e apenas um professor para atender essa demanda de interesses; a falta de estrutura das escolas e de acompanhamento pedagógico, como também a falta de professores com formação específica para atuar em salas multisseriadas, fatores estes que constituem algumas das diversas dificuldades enfrentadas nesse contexto. Ao analisar essa realidade através desta pesquisa bibliográfica exploratória, baseada em coletas de dados, busca-se articular uma discussão sobre o contexto histórico da Educação do Campo, e o desenvolvimento de programas, coordenações de políticas públicas direcionadas por esse fim, bem como o aporte teórico existente, além dos desafios das classes multisseriadas, envolvendo métodos e práticas pedagógicas que podem auxiliar o desenvolvimento do ensino. Portanto, pode-se concluir que tanto o trabalho docente quanto a aprendizagem dos alunos que estão inseridos nesse modelo de educação, ofertado na maioria das escolas do campo, fica extremamente prejudicado por não terem garantidas as condições necessárias para que seja desenvolvido um trabalho efetivo que atenda às necessidades educativas básicas de cada indivíduo inserido nessa realidade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Luiz Hermínio Nascimento pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação do campo pt_BR
dc.subject Salas multisseriadas pt_BR
dc.subject Heterogeneidade pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.title Educação do campo: alfabetização em salas multisseriadas - desafios e possibilidades pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta