Resumo:
Este trabalho trata-se de um relato de experiência sobre o tema: Práticas de leitura e escrita na turma do 3º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Professor Edgardo Júlio. É considerável o número de crianças que não conseguem aprender a ler e escrever nos anos inicias do Ensino Fundamental. Esse problema vai se estendendo aos anos posteriores por conta da falta de continuidade do processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Educadores, vêm enfrentando o desafio da baixa aprendizagem apresentada pelos alunos deste ano (série), sendo necessária a busca de estratégias, da sistematização de um trabalho que ofereça atividades múltiplas, lúdicas e estimulantes, proporcionando, uma imersão no mundo da leitura e escrita. Além disso, deve oferecer condições para que se tornem efetivamente, uma prática interdisciplnar e intertextual. Ressalta-se uma proposta de ensino de leitura que objetiva o despertar do senso crítico do aluno podendo contribuir positivamente para formação de cidadãos conscientes e responsáveis.
Descrição:
OLIVEIRA, M. B. R. de. Práticas de leitura e escrita nos anos iniciais. 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.