Resumo:
O artigo propõe analisar a representação das pessoas negras no livro didático, destinado as séries iniciais do ensino fundamental. Quais as discussões, imagens, e textos referentes as pessoas negras são apresentadas? Como este material didático apresenta o grupo étnico? Quais as consequências da discriminação racial na vida das pessoas negras? Qual a relação da discriminação racial com as representações das pessoas negras contidas nos livros didáticos? O que as representações das pessoas negras contidas no livro didático podem causar na criança negra? Já que em sua grande maioria a representação da pessoa negra está sempre relacionada ao escravizado, a um sujeito sujo, feio e pobre? Do contrário a representação se reporta a pessoa negra como sendo inferior em relação à pessoa branca. Para tanto, escolhemos o livro do Projeto Buriti, especificamente o do 3º e 5º ano e nele analisamos as imagens recorrentes. Concluímos que mesmo com a lei 10.639/2003 que obriga as escolas da educação básica a inserir no currículo escolar os conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana, nem sempre os livros didáticos mudaram os estereótipos com relação as pessoas negras.
Descrição:
BERNARDINO, M. K. de J. A representação das pessoas negras no livro didático das séries iniciais (Ensino Fundamental I). 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.