Resumo:
O presente trabalho se constitui das reflexões iniciais provocadas pelos estudos sobre a surdez,
a educação de Surdos e a alfabetização destes sujeitos, que resultaram na motivação dessa
pesquisa, que está sendo desenvolvida como requisito para a conclusão do curso de Letras –
UEPB. O objetivo deste artigo é o de discutir a realidade de 2 alunos surdos da Escola Estadual
de Ensino Fundamental e Ensino Médio José Soares de Carvalho, localizada no Munícipio de
Guarabira – PB. Duas vertentes são seguidas neste texto: a leitura e a surdez. Sendo assim o
artigo versa pela compreensão da Língua Portuguesa como L2 (segunda língua) na formação
do aluno surdo, levando em consideração a realidade dos alunos da Escola Estadual de Ensino
Fundamental e Ensino Médio José Soares de Carvalho, localizada no Munícipio de Guarabira
– PB. Optou-se por elas porque sobre a leitura entendemos que ela exerce um papel de
fundamental importância na vida dos sujeitos para estes compreenderem o contexto social ao
qual estão inseridos, bem como, para entender seu crescimento enquanto seres humanos a partir
de uma leitura de significados diferentes no mundo. Sobre a surdez acreditamos que a sociedade
ouvinte tem uma dívida histórica e linguística de privação desses sujeitos ao direito de usar sua
língua natural e de poderem através dela acessarem a Língua Portuguesa. Os autores que
inicialmente nos norteiam para tal trabalho são: LIMA; PESSOA e SCHEMBERG (2012);
STOCK (2010); SOARES (2006); BARBOSA (1990); BIZON (1997); FREIRE (2007);
VERCEZA, (2006); ROSA (2009); DORZIAT, (2009); SACKS (1998), entre outros. A
pesquisa é de base teórica e metodológica qualitativa constituindo‐se como um estudo quanto
a leitura e escrita do aluno Surdo descrita pela experiência vivência pelo intérprete de libras do
campo de pesquisa. Os instrumentos para a coleta de dados serão da análise das obras, estudo
de campo, descritivo, aplicação de um questionário com dois estudantes surdos da referida
instituição de ensino. Este texto é fruto do esforço para compreender as diferenças de processos
didáticos e metodológicos no ensino de língua para crianças Surdas, portanto, se constitui como
uma elaboração teórica sobre a questão, não constando ainda considerações sobre resultados
esperados. Conclui-se que, partindo do pressuposto de que a educação especial é uma
modalidade de ensino que visa promover o desenvolvimento das potencialidades de pessoas
com necessidades especiais, condutas típicas ou altas habilidades, e que a ensino da Língua
Portuguesa como L2 exerce grande influência na formação pessoal e social do indivíduo surdo,
constata‐se a necessidade de estudos que esclareçam como tem ocorrido o processo de inclusão
de aluno surdo no ensino regular.
Descrição:
SANTOS, B. N. de A. Um olhar sobre a leitura e a escrita do aluno surdo. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.