Resumo:
Este trabalho buscou analisar a representação do negro na literatura infanto-juvenil, pois é perceptível na contemporaneidade, sobretudo com a Lei Federal 10.639/03 (BRASIL, 2003) uma tendência de dar voz e vez aqueles que estavam na margem. A literatura nesta perspectiva é uma ferramenta importantíssima, para que possamos elencar alguns estereótipos cridos pela classe dominante para inferiorizar o povo africano. Como também, no processo inverso que é o da desconstrução deste estereótipos. É na sala de aula que esses conceitos, ou melhor preconceitos, devem ser superados. Nesse viés a escola, portanto, é o lugar de desconstrução de racismo e quebra de estereótipos. Devendo a mesma trabalhar a diversidade cultural existente em seu interior, valorizando os diferentes sujeitos que compõem este espaço. Por fim este trabalho almeja contribuir com a aplicabilidade da Lei 10.639/03, desenvolvendo políticas de reparações e reconhecimento da cultura afro-brasileira. Neste sentido Ruth Rocha (1999) nos apresenta em sua produção literária uma ressignificação da imagem do negro, transpondo com os modelos tradicionais dominantes. Ao nos apresentar seu livro o Amigo do Rei, mostrando a força e os valores que compõem o personagem Matias.
Descrição:
CRUZ, P. R. P. da. A representação da criança negra no livro infanto-juvenil "O amigo do rei" da autora Ruth Rocha. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.