Resumo:
Diante de um cenário brasileiro permeado de praticas de preconceito, racismo e constante marginalização da historia do negro, urge a necessidade do trabalho em sala de aula com conteúdos que valorizem a formação da identidade étnica e que reformule os conceitos de negritude. Na pesquisa aqui apresentada, propomos analisar o processo de aceitação e construção da identidade negra da personagem infantil do livro “Histórias da Preta” da autora Heloisa Pires Lima. O trabalho emergiu dos estudos da temática na Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil, campus III, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Evidenciando o caminho percorrido pela Preta, narradora-personagem principal, percebe-se que a mesma busca conhecer a sua historia e nesse percurso vai se reconhecendo enquanto negra, se aceitando e se valorizando. Acredita-se que esta obra é um instrumento capaz de auxiliar o professor, juntamente com a Lei Federal 10.639/03 (BRASIL, 2003), no desenvolvimento da identidade étnica racial da criança negra.
Descrição:
SOUZA, J. D. de. Negritude na literatura infantil: uma abordagem baseada na obra Histórias da Preta, de Heloisa Pires Lima. 2017. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.