Resumo:
Este trabalho buscou analisar os processos de leitura e escrita para o quarto (4º) ano do ensino fundamental I, através da experiência vivenciada no estágio supervisionado III, a partir da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Eudésia de Carvalho, localizada no perímetro urbano do município de Caiçara-PB. Foi uma pesquisa de Observação Participante na qual a autora tanto é professora na escola como, durante o curso, exercitou o estágio supervisionado III, a ação docente, em que as práticas envolvidas no processo de ensino-aprendizagem do ensino fundamental permitiram colher muitas observações para reflexão teórica e análise, para assim, compreender empiricamente os processos e dinâmicas do ensinar e aprender, em meio ao calor das mentes infantis e suas dificuldades cotidianas. A pesquisa empírica, a partir do chão da escola, serviu como base metodológica para o estudo. Teoricamente pautou-se em autores como: Teoricamente pautou-se em autores como: (PIMENTA 2010); (LIMA, 2010); (FREIRE, 2011); (LDB, 1997); (TELES, 2012); (VARGAS, 1993), dentre outros. Com o estudo foi possível identificar o nível de escolaridade dos indivíduos, processos de leitura e escrita, aprendizagem e dificuldades encontradas ao longo do ano. Na pesquisa também foi possível compreender o cotidiano e a vivência das crianças e seus níveis de socialização dos conhecimentos apreendidos.
Descrição:
LIMA, S. dos R. X. de. A leitura e a escrita no ensino fundamental I na Escola Municipal Maria Eudésia de Carvalho/Caiçara - PB. 2017. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.