UEPB - Repositório Digital

Contribuições para a construção da identidade docente no âmbito do PIBID: Um relato de experiência

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Dantas, Larysse Rayane Alves
dc.date.accessioned 2018-05-08T10:19:51Z
dc.date.available 2018-05-08T10:19:51Z
dc.date.issued 2017-04-24
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16576
dc.description DANTAS, L. R. A. Contribuições para a construção da identidade docente no âmbito do PIBID: Um relato de experiência. 2017. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Para a construção da identidade do docente se faz necessário uma aproximação do licenciando em biologia no âmbito escolar já que é considerado como local de formação inicial e continuada do professor. O presente trabalho teve como objetivo analisar as contribuições do PIBID para a construção da identidade docente em formação inicial, a partir da vivência no desenvolvimento do projeto intitulado; Desvelando atitudes de promoção à saúde: uma proposta de educação para a saúde no ensino médio. O trabalho foi desenvolvido com alunos da Escola Estadual Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro “PREMEN” em Campina Grande, PB. O público alvo foi representado por alunos da turma da 1ª série A, B, C, D, E do ensino médio. E originou a partir do projeto uma semana cientifica, esta foi organizada em três momentos. O primeiro momento se deu pela apresentação da proposta juntamente com o professor supervisor do subprojeto de Biologia PIBID/UEPB da escola, bem como a escolha do tema dos trabalhos. O segundo momento foi caracterizado pelo processo de construção da semana, onde por meio de orientação os alunos foram instruídos a iniciar a pesquisa para dar andamento aos projetos. O terceiro momento se deu pela avaliação da IV semana cientifica por licenciandos bolsistas do PIBID/UEPB que avaliaram, organização do tema, adequação das normas de formatação, desenvoltura na apresentação e domínio do conteúdo. Foi possível analisar que de fato o Pibid proporcionou contribuições para a formação do docente em estado inicial, permitindo a compreensão melhor às dificuldades e complexidades do ambiente da sala de aula de forma a lidar com estas problemáticas com mais eficácia. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Márcia Adelino da Silva Dias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Identidade docente pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Ensino de Biologia pt_BR
dc.subject Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID pt_BR
dc.title Contribuições para a construção da identidade docente no âmbito do PIBID: Um relato de experiência pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta