Resumo:
As novas ferramentas tecnológicas estão presentes em nossas vidas em todos os setores,
todavia no campo do ensino o seu uso ainda encontra-se restrito, seja pela dificuldade
de acesso no que se refere a recursos materiais; seja pelo preconceito ou uso limitado
dos recursos existentes nos espaços tecnológicos . Partindo dessa perspectiva, a de uso
limitado dessas novas tecnologias, o presente trabalho monográfico foi desenvolvido. O
objetivo consistiu em promover um diálogo sobre as competências e habilidades no
ensino de História, tendo como base os documentos oficiais regulamentadores do ensino
e os debates encontrados nas novas ferramentas tecnológicas, no nosso caso as redes
sociais virtuais. A análise incidiu sobre as fontes de publicações oficiais normativas
para o Ensino de História (Parâmetros Curriculares Nacionais, Referencias Curriculares
do Ensino Médio) e a comunidade “Ensino dinâmico em História”, da rede social
ORKUT. O desdobramento metodológico ocorreu sobre filtragem dos tópicos e debates
que tratam das competências e habilidades do ensino de História. Ao término desta
pesquisa identificamos a absorção do preconizado nos documentos oficiais.
Descrição:
LIMA, D. T. F. de. Linguagens digitais: a percepção dos professores
sobre o ensino de história nas redes sócias. 2012. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em História Cultural)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.