UEPB - Repositório Digital

O cotidiano do aluno como instrumento de aprendizagem no ensino de geografia

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Itamar Ferreira
dc.date.accessioned 2018-05-14T20:01:25Z
dc.date.available 2018-05-14T20:01:25Z
dc.date.issued 2013-08-28
dc.identifier.other CDD 371.225
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16652
dc.description SANTOS, I. F. O cotidiano do aluno como instrumento de aprendizagem no ensino de geografia. 2013. 21f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. pt_BR
dc.description.abstract O componente curricular de cunho obrigatório na Universidade Estadual da Paraíba de Estágio Supervisionado em geografia possibilita ao graduando uma maior aproximação e vivência com o espaço escolar e a prática docente. Visa, nesse sentido, que o acadêmico em formação possa desenvolver suas potencialidades, conhecer como a atividade de lecionar é na prática, além de encarar os primeiros obstáculos que, enquanto educador, irá enfrentar. Posto como alternativa para o estagiário, o projeto de intervenção que pode ser implementado na escola (objeto de estudo), de acordo as necessidades detectadas com a pesquisa de campo, foi à alternativa escolhida para o desenvolvimento e conclusão das atividades propostas da disciplina. Nesse sentido, o presente artigo objetiva analisar as experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado IV, no segundo semestre do ano letivo de 2013, que buscou, na medida em que era desenvolvido o projeto de intervenção, modificar a forma de ensinar Geografia e resgatar no aluno o interesse pelas temáticas trabalhadas, de maneira que este participasse efetivamente da aula. Para tanto, o uso de ferramentas como apresentação de vídeos e elaboração de apresentações interativas, fomentaram e possibilitaram a inserção do cotidiano dos discentes no ensino da disciplina de Geografia, unindo de forma exitosa a teoria com a prática. Os resultados obtidos demonstraram o avanço na participação dos alunos, o interesse espontâneo pelo entendimento dos aspectos inerentes a cada assunto em pauta, bem como a execução dos “exercícios” solicitados e debate coletivo das respostas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Josandra Araújo Barreto de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Estágio Supervisionado pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.title O cotidiano do aluno como instrumento de aprendizagem no ensino de geografia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta