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Este Trabalho analisa as experiências de três professoras que aprenderam e ensinam em escolas públicas da Paraíba. O principal objetivo é mostrar a partir de suas narrativas individuais de mulheres negras, docentes em exercício, suas dificuldades e seus desafios encontrados e enfrentados no processo de escolarização. A pesquisa foi desenvolvida com base em uma revisão bibliográfica e documental. Dentre os autores, recorremos as considerações de: Davis (2016), Gomes (1995), Dávila (2006), Freitas (2012), Romão (2005) Fonseca (2016), Zotti (2004), Freire (1996) e outros. Dentre os documentos, recorremos a Constituição Federal Brasileira (1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDB (1996), Parâmetros Curriculares Nacional-PCN (1997), Lei 10.639/2003 – ampliada para 11.645/08, A Resolução CNE Nº 1 de 2004, as Diretrizes Curriculares Nacionais para A Educação das Relações Étnico-Raciais-DCNERE (2004) e outros documentos que tratam sobre a adoção de modelo de educação antirracista. A coleta de dados se deu através de entrevistas semiestruturadas. A partir da sistematização e interpretacção dos dados foi possível identificar dois fatores que marcaram a educação brasileira, e que fez parte da trajetória escolar das colaboradoras; exclusão e punição. |
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