Resumo:
A escola/creche atua na Educação Infantil como o primeiro espaço social das crianças negras fora de seu convívio familiar. Espaço este, em que a formação da identidade negra poder ser (des)construída, uma vez que as práticas pedagógicas podem reforçar os estereótipos que inferiorizam o povo negro. Assim, as literaturas permeiam as salas de aulas por vezes, através dos “clássicos” literários com as representações sobre os personagens negros, fora dos “padrões” de beleza considerados como aceitáveis socialmente, tendo o seu corpo e cabelos negados. Partindo das literaturas, indagamos a quais representações literárias se tornam frequentes nas histórias trabalhadas e de como as mesmas, contribuem para a construção e valorização da identidade negra das crianças. Desta forma, apresentamos a Literatura Afro-brasileira e suas contribuições para a desconstrução dos estereótipos na Educação Infantil, utilizando assim, a literatura As Tranças de Bintou, de Sylviane A. Diouf (2010), e seus personagens na construção positiva da identidade negra das crianças. Enfatizando a Lei 10.639/03 e a sua aplicabilidade em sala de aula através da literatura afro-brasileira.
Descrição:
SANTIAGO, A. P. A importância do ritual de passagem na vida das crianças na obra "As tranças de Bintou". 2018. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.