UEPB - Repositório Digital

O Role playing game como recurso didático para a educação étnico racial infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Gomes, Loyze Nayama Pereira
dc.date.accessioned 2018-05-15T15:37:33Z
dc.date.available 2018-05-15T15:37:33Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other CDD 372.24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16661
dc.description GOMES, L. N. P. O Role playing game como recurso didático para a educação étnico racial infantil. 2018. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O lúdico envolve a vida humana desde a primeira fase, assim o Role Playing Game (RPG) que consiste em um jogo de interpretação de personagens, e pode ser compreendido pela comunicação, que possibilita a importante interação entre docente e discente em sala de aula. Este recurso nos propõe refletir sobre os aspectos do jogo de papéis para a educação, e como é construído a partir da aventura que propusemos nesta pesquisa, para valorização da identidade negra, isto é, um mobilizador de conhecimentos da cultura Afro-brasileira e Africana, que traz consigo o trabalho em equipe, a pesquisa, o diálogo, e a criatividade, o que torna a educação mais próxima do que as discentes podem encontrar em sociedade. Esse método de ensino já foi defendido por diversas intelectuais, e estudiosas sobre o RPG, no qual defendem o ensino pelas formas lúdicas que transparecem assim o erro que cometemos quando associamos o jogo apenas a diversão. Autoras como Sonia Rodrigues (2004), Johan Huizinga (2000), Matheus Vieira (2012), Maria do Carmo Zanini (2004), Marcelo Paschoalin (2016), e entre outras, serviram-nos de base para pensar em nossa cultura de jogos e essa função educativa, principalmente o RPG enquanto artifício para o ensino. Com essa prática demonstramos como as aulas-aventuras no ensino podem render um aprendizado excepcional, abrindo assim espaço para cultura de jogos adentrar o meio escolar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Carlos Adriano Ferreira de Lima pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Role playing game pt_BR
dc.subject Cultura pt_BR
dc.subject Ensino infantil pt_BR
dc.title O Role playing game como recurso didático para a educação étnico racial infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta