Resumo:
Neste trabalho analisamos a biografia ficcional da personagem Tempestade dos X-Men, uma das histórias em quadrinhos mais consagradas da editora Marvel. Considerando a representatividade negra nos quadrinhos, pensamos o lugar das super-heroínas negras como protagonistas, em um espaço dominado majoritariamente por personagens masculinos e brancos. Desta forma, objetiva-se problematizarmos o protagonismo feminino negro nas histórias em quadrinhos do gênero de super-heróis, possibilitando a sua utilização na Educação Infantil, inserindo as discussões referentes a lei 10.639/03. O corpus documental dessa pesquisa consiste no compilado de quadrinhos intitulado Tempestade da série Os Heróis Mias Poderosos da MARVEL (2017). Procedemos de uma análise crítica do arco X-Men: Worlds Apart (2008), para pontuarmos alternativas de discussões que a personagem pode permitir para as salas de aula. Observamos que a sua trajetória nos quadrinhos poderá permitir a educadores e educadoras debaterem questões relacionados a uma Educação Étnico-racial como: ancestralidade, religiosidade, representatividade negra, entre outros. Essa analise permite-nos concluir sobre a relevância e alternativa em se trabalhar com histórias em quadrinhos e personagens negros para atender as demandas de uma educação baseada na lei 10.639/03.
Descrição:
SANTOS, J. C. P. dos. A força da Tempestade: protagonismo feminino negro nas histórias em quadrinhos dos X-Men. 2017. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.