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Este trabalho tem como proposito analisar a representação das pessoas negras em livros didáticos de história do ensino fundamental I. Para tanto, foram selecionados os seguintes livros: Novo Tempo, escrito por Nemi, publicado em 1999 e o Novo Girassol: saberes e fazeres do campo, escrito por Tânia Moraes e Suely Almeida e publicado em 2014. Portanto, um livro publicado antes da Lei 10.639/2003 e outro depois dessa lei. Fizemos a leitura de ambos os livros no sentido de identificar as representações neles existentes enxergando se fogem ou não aos estereótipos com que geralmente pessoas negras são representadas. Para fundamentar a nossa analise recorremos aos trabalhos de: Chagas (2010), Teixeira(2001), Silva(2008), Branco (2010), Pereira(2001), Freitas(2011), Jesus(2011), Oliveira(2012), Júnior(2012), Sá(2010), Branco(2010), Costa(2009), Leite(2010), entre outros. Concluímos que a utilização da imagem da pessoa negra no livro didático sempre esteve presente, no entanto, a partir a Lei 10.639/2003 esta imagem passou a ser exposta de forma mais positiva, mas, a educação igualitária ainda está em construção. |
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