dc.contributor.author |
Silva, Jean Carlos Lima da |
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dc.date.accessioned |
2018-05-15T15:41:46Z |
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dc.date.available |
2018-05-15T15:41:46Z |
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dc.date.issued |
2018 |
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dc.identifier.other |
CDD 320.56 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16665 |
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dc.description |
SILVA, J. C. L. da. 2018. Educação e racismo: reflexões sobre relações étnico-raciais em uma escola pública da Paraíba. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho analisa o processo de ensino-aprendizagem na perspectiva da Educação Étnico-racial fundamentada na Lei 10.639/03 que tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana no currículo escolar. Identificamos como o ensino antirracista está sendo trabalhado na sala de aula e como os estudantes estão reconhecendo as novas questões voltadas à história e a cultura africana, sua valorização e sua presença na sala de aula, uma vez que, sob a orientação da Lei 10.639/2003 as escolas devem contemplar o ensino que promova a valorização da cultura afro-brasileira e africana e assim rompa a barreira do racismo problematizando-o junto aos discentes, sobretudo, porque a escola caracteriza-se pela pluralidade cultural. Para isto, elaboramos um questionário e aplicamos junto a quatro docentes de uma escola localizada no município de Mulungu-PB, para compreender o posicionamento deles frente às demandas advindas dessa lei, sua formação e as ações pedagógicas pertinentes à promoção da educação étnico-racial. O resultado demonstrou que mesmo com a Lei vigorando deste 2003 há um longo caminho a ser percorrido na educação para alcançar melhores condições de vivências e entendimento social perante a diversidade cultural existente no Brasil. Mas, numa perspectiva contextualizada também percebesse grandes avanços no tratamento ao racismo e discriminação racial na escola, haja vista, as atividades desenvolvidas no âmbito educacional dando voz e visibilidade a cultura e história africana e afro-brasileira anteriormente não vista no espaço escolar, uma vez que, muitos/as docentes passaram a adotar esta temática apenas com a proposta do projeto pedagógico municipal atual. |
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dc.description.sponsorship |
Orientador: Paula Maria Fernandes da Silva |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Lei 10.639/03 |
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dc.subject |
Antirracista |
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dc.subject |
Pluralidade cultural |
pt_BR |
dc.subject |
Espaço escolar |
pt_BR |
dc.title |
Educação e racismo: reflexões sobre relações étnico-raciais em uma escola pública da Paraíba |
pt_BR |
dc.type |
Other |
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