Resumo:
Múltiplas são as problemáticas que rodeiam o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, e estas se referem à dificuldade na ampliação de espaços para leituras diversificadas, falta de bibliotecas que possam ser acessadas com frequência, além disto, há certa dificuldade concernente à disponibilização de formações continuadas aos professores atuantes, além de uma ineficiente disseminação de materiais de apoio, incluindo tipologias de gêneros diversificados para estudos em sala de aula. Certas problemáticas defasam, às vezes, de uma maneira tão corriqueira, que parece já ser natural o efeito que causam do eixo educativo, e isto é preocupante para professores de Língua Portuguesa, profissionais da área da Educação, e para a sociedade, que na figura de pais e, até mesmo de alunos, já despertos para a importância da disciplina de Português, levantam debates, questionamentos, e apontam prioridades. É preciso haver uma iniciativa especialmente, da parte governamental, para uma estruturação de novos objetivos, novas perspectivas, que supram as necessidades atuais neste panorama e consolidem um debate aberto e participativo da sociedade, incluindo pais e alunos. Levando em consideração essa realidade, este trabalho objetiva fazer uma reflexão sobre o ensino de Português, especialmente, sobre a importância da leitura e da escrita para o exercício da cidadania. Partimos do pressuposto de que ler e escrever são requisitos básicos para a aquisição de habilidades que tornem os indivíduos capazes de pensarem de forma crítica e cidadã na sociedade na qual se inserem. Assim, discutimos a leitura e a escrita no contexto da inserção do trabalho com gêneros textuais, com o letramento literário em especial com a poesia no sentido de apontar que o desenvolvimento da leitura e da escrita perpassam processos evolutivos e estão inseridos em contextos sociais específicos. E quanto ao letramento literário, é discutida a importância desse processo para a aquisição das habilidades referentes à atuação social mais ativa e dinâmica. O foco do trabalho refere-se à prática de ensino no nível médio e na Educação de Jovens e Adultos. Fundamentamos nossa pesquisa em estudos de autores como: KOCH (2003), RAMOS (1997), CAGLIARI (2000), PERROT (1990), PERINI (1985), BRANDÃO (2007), e BRASIL (2000), entre outros autores que discutem ensino de língua, leitura e escrita e também discutem a educação no Brasil. A reflexão que propomos neste trabalho apoia-se também em uma pesquisa de campo, realizada na cidade de Sapé- PB, em escola campo, pública, estadual, em modalidade técnica, de nível Normal. Assim, O corpus de análise do trabalho envolve pesquisa teórica dos autores já citados, e pesquisa em escola campo, incluindo preferências, dificuldades e êxitos no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, incluindo o olhar do professor regente, e do alunado. Para captação de outro ângulo para abordagem teórica, foi realizada ainda em escola campo, pública, municipal, através do estágio supervisionado a ministração de aulas que englobaram Literatura, com a abordagem das escolas literárias Realismo e Regionalismo, que serão descritas neste trabalho, tal ministração foi efetuada no município de Guarabira- PB, com o devido embasamento teórico. Este trabalho visa oportunizar a ampliação de novos horizontes para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, sob uma ótica de análise multifacetada, que permita reverberações educativas relevantes, no eixo proposto.