Resumo:
O presente trabalho é fruto de um projeto de extensão desenvolvido a partir dos conhecimentos adquiridos nos componentes Geomorfologia e Prática de Ensino, do curso de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba. Construído a partir de atividades que visam atender aos propósitos da instituição no que se refere à interação ensino-pesquisa-extensão, propondo aos alunos da Escola Normal de Campina Grande, futuros professores, a possibilidade de (re) construção dos conceitos geográficos, tais como bacia hidrográfica e Áreas de Proteção Permanentes a partir da união entre teoria, mediante a relação entre o conhecimento científico acumulado nas referidas áreas, apresentação de imagens do Google Earth, trabalho com carta topográfica de Campina Grande e a prática de observação de campo, vale resaltar que a parte teórica foi desenvolvida no LAEG e a parte prática efetuada na escola, sendo utilizado o método dialético, procurando analisar as contradições socioeconômicas presentes no recorte espacial delimitado para análise. A partir do estudo, foi possível contribuir no sentido de superar as dimensões equivocadas da Geografia escolar, construindo a base para a apreensão dos conceitos, categorias e princípios lógicos da Geografia, a partir da inserção significante dos métodos e das técnicas de observação de campo.
Descrição:
SILVA, M. S. da. Reconstrução dos conceitos geográficos: experiência desenvolvida em escola pública de Campina Grande, PB. 2013. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.