Resumo:
A literatura vem apontando vários segmentos para atender a pluralidade ideológica presente na contemporaneidade. Assim, a literatura infantil negra busca fortalecer valores estéticos, desconstruir estereótipos, questionar preconceitos e apresentar uma nova construção literária que venha quebrar com o imaginário segregador. Como aporte teórico recorremos as contribuições de Kabengele Munanga (1996/2008), Nilma Lino Gomes (2008), Stuart Hall (2011), Regina Dalcastagnè (2012), Chimamanda Ngozi Adiche (2017), entre outros. A apropriação do processo possibilitou intensas ações que estimularam a valorização do sujeito mediante as esferas sociais, reconhecendo o empoderamento como uma chave para abrir a porta em benefício da conscientização.
Descrição:
DAWSLEY, S. L. A representatividade da criança feminina negra em O mundo no black power de Tayó, de Kiusam de Oliveira. 2018. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.