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Este trabalho tem como objetivo analisar na obra “Os sertões” de Euclides da Cunha, em sua primeira versão no ano de 1902,os indícios de como este constrói em sua escrita as concepções de ciência e mestiçagem para o sertanejo e sua composição étnica. Tal análise está contextualizada no momento histórico demarcado pelo limiar da passagem do século XIX ao XX, no qual a ciência pautada nas noções de progresso e modernidade tem sua defesa nos ideais republicanos, que buscam nas teorias científicas, suas fundamentações para definir o que é o Brasil a partir dos padrões de uma Europa ―civilizada‖. Neste contexto, temos em nosso objeto, a escrita de Euclides da Cunha, possibilidades para compreender o momento histórico referido, visto que o ideário de ciência e de mestiçagem de seu tempo dão forma a sua obra. Para esta prática utilizamos como referencial teórico metodológico Chartier (1990) e Moscovici (2003), dos quais nos apropriamos do conceito derepresentações sociais através do método indiciário de Ginzburg (1989). Segundo Galvão (2000), ao estudarmos a obra “Os Sertões”,analisamos o pensamento do autor, captando em sua escrita o que o mesmo define como ciência e, partindo disto, entendemos como esta se faz presentena construção de uma moral para a sociedade. |
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