Resumo:
Este trabalho fundamenta-se em apresentar as contribuições do uso da atividade de inteligência policial, destacando suas técnicas operacionais e ações aplicáveis ao combate do
crime bancário. Objetiva-se em analisar o uso da atividade de inteligência policial e suas
estratégias, considerando a atividade que objetiva a obtenção, análise e disseminação de conhecimentos dentro e fora do território nacional sobre fatos e situações de imediata ou potencial influência sobre o processo decisório e a ação governamental e sobre a salvaguarda e a segurança da sociedade e do Estado. O problema da violência dentro do ambiente bancário é uma das problemáticas com o qual as instituições bancárias e a policia deparam-se constantemente nos dias atuais. É preciso apresentar meios eficazes no combate à criminalidade. Sabe-se que a inteligência possui grande peso nas tomadas de decisões, como também seleciona e escolhe as melhores opções na hora de solucionar uma ação. Este trabalho buscará promover a melhor maneira possível de utilizar atividade de inteligência, na dinâmica da construção do conhecimento quanto a uma significativa ação, auxiliando na tomada de decisão. A atividade de inteligência policial, em sua ação de intervenção terá o caráter de analisar, prevenir, obstruir, identificar e de neutralizar as ações criminosas. Diante do exposto pode-se dizer que a atividade de inteligência policial em conjunto com o estabelecimento bancário e sociedade, busca novos caminhos na obtenção de resultados positivos, desenvolvendo estratégias, que possam contribuir na investigação, explorando a necessidade de um bom direcionamento para a diminuição do delito.
Descrição:
SANTOS, Fernando Patrício dos. A atividade de inteligência policial no combate ao crime às instituições bancárias. 2016. 74f. Monografia (Inteligência Policial e Análise Criminal) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.