Resumo:
Nos últimos anos, sobretudo a partir da era da computação, a sociedade vem sendo perfilada com a mais moderna (TI) Tecnologia da Informação. Esse fator é predominante na vida diária das pessoas, sendo inviável imaginar resoluções de problemas ou convivência na sociedade contemporânea sem a utilização dos recursos tecnológicos. No contexto evolutivo, observamos que à medida em que as máquinas evoluíam a percepção de poder imitar a mente, crescia. A necessidade de realizar cálculos aritméticos, cada vez mais complexo, conduziu o homem a construir equipamentos que pudessem auxilia-lo, surgindo a era da computação. A partir da inclusão da tecnologia da informação, as investigações se modernizaram e obtiveram resultados positivos, elucidando crimes mais complexos. Neste contexto, será que a tecnologia da informação tem ajudado na investigação criminal? Para tanto, buscou-se neste trabalho apresentar por meio da pesquisa bibliográfica os benefícios da tecnologia da informação subsidiando a investigação criminal. Neste ínterim, identificou-se quais tecnologias da informação estão inseridas na seara investigativa, verificou-se qual o ambiente adequado para uso desta tecnologia, foram exploradas as principais fontes disponíveis, foram relacionados os meios de análise e armazenamento de dados e por fim, averiguou novas tendências tecnológicas. A metodologia utilizada foi do tipo descritiva e bibliográfica, utilizando o raciocínio dedutivo de natureza qualitativa. Desta forma, produziu-se conhecimento ao analisar informações acerca do assunto pesquisado a partir de fontes da
internet, dissertações de mestrado, livros eletrônicos (e-book), possibilitando ao leitor uma nova visão sobre a interface tecnologia da informação investigação criminal.
Descrição:
SILVA, Luiz Carlos da. Tecnologia da informação subsidiando a investigação criminal. 2016. 47f. Monografia (Inteligência Policial e Análise Criminal) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.