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Analisando a relevância do ensino de espanhol: um olhar sobre duas escolas do Cariri Paraibano

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dc.contributor.author Silva, Edson Henrique Torres
dc.date.accessioned 2018-06-06T18:33:00Z
dc.date.available 2018-06-06T18:33:00Z
dc.date.issued 2018-05-11
dc.identifier.issn CDD 372.6561
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16762
dc.description SILVA, E. H. T. Analisando a relevância do ensino de espanhol: um olhar sobre duas escolas do Cariri Paraibano . 2018. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Diversos autores tratam da história dos espanhóis em terras brasileiras, considerando o início da colonização do Brasil, que foi se intensificando entre 1888 e 1930. Ainda na década de 1990, a Espanha já contava com dezenas de colônias por todas as Américas e milhares de espanhóis imigraram para essas colônias, com o objetivo de buscar riquezas, tendo em vista que os diversos problemas socioeconômicos estavam agravados na Espanha. No decorrer da história, Salvador e Santos (2012) apontam que as questões de escolha do ensino de língua estrangeira na educação básica brasileira, sempre estiveram relacionadas às questões de ordem econômica, cultural e política. Considerando o início da colonização do território brasileiro pelos portugueses, passou a surgir à preocupação e a necessidade de promover um trabalho educativo, com a finalidade de facilitar o processo de dominação e de expansão da religião cristã. Dentro desse contexto, este estudo apresenta como objetivo geral avaliar o processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Espanhol em duas escolas da cidade de Sumé – PB. Lançamos como pergunta norteadora deste estudo a seguinte indagação: Qual a visão das professoras e dos (as) alunos (as) das duas escolas analisadas com relação à relevância do ensino de Espanhol?. Metodologicamente, o presente estudo se configura como um estudo de caso, bibliográfico, documental, qualitativo e descritivo. Como resultado pode ser salientado que ficaram demonstradas fragilidades na legislação que trata de forma especificamente do ensino de Língua Espanhola, principalmente no que refere ao quantitativo de aulas, ou seja, uma por semana é insuficiente para garantir uma melhor aprendizagem e valorização do estudo e ensino da referida disciplina, conforme apontaram os alunos e as professoras participantes. pt_BR
dc.description.sponsorship Gustavo Enrique Castellón Agudelo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino da língua espanhola pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.subject Língua espanhola e Apreciação do professor, aluno pt_BR
dc.subject Espanhol-Língua Estrangeira (E-LE) pt_BR
dc.title Analisando a relevância do ensino de espanhol: um olhar sobre duas escolas do Cariri Paraibano pt_BR
dc.type Other pt_BR


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