Resumo:
O presente artigo busca fazer um estudo sobre a obra El Ingenioso Hidalgo Don Quijote de La Mancha que foi escrita pelo espanhol Miguel de Cervantes em 1605, o livro conta a história de um fidalgo chamado Alonso, que acaba perdendo o juízo, devido a sua paixão por ler livros de cavalaria. E através de sua jornada Dom Quixote ensina vários valores como: amizade, humildade, coragem e etc. Uma obra que trata da liberdade do indivíduo. Por apresentar um personagem com anseios progressistas para aquela época, faz-se necessário analisar sua leitura através de uma reflexão levando para o âmbito educacional, pois se encontram importantes contribuições que se pode assimilar para a educação enquanto meio de transformação do indivíduo. Uma obra escrita há séculos que nunca deixou de ser atual e para difundir essa atualidade se fará um estudo com o livro Vida de Don Quijote y Sancho Panza do escritor espanhol Miguel de Unamuno. Sobre a questão dos valores para o ensino presentes em Dom Quixote, o presente trabalho terá como suporte as obras do pedagogo Paulo Freire. A investigação que se dará mediante o método revisão bibliográfica contará com o seguinte aporte teórico: Pedagogia da Autonomia (1996); Pedagogia do Oprimido (1968), obras estas que têm a mesma finalidade, que é a luta pela liberdade do ser humano oprimido. Sendo assim, se fará relação com as vivências do personagem Quixote com a pedagogia libertadora de Paulo Freire.
Descrição:
OLIVEIRA, J. P. A. Dom Quixote: breve análise da influência da obra para o ensino de valores na educação. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018. [Artigo]