dc.contributor.author |
Araújo, Joelma Rejane de |
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dc.date.accessioned |
2018-06-28T16:03:22Z |
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dc.date.available |
2018-06-28T16:03:22Z |
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dc.date.issued |
2017-08-10 |
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dc.identifier.other |
21. ed. CDD 372.48 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16894 |
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dc.description |
ARAÚJO, J. R. Aprendizagem matemática e as relações de proficiência nos anos finais do ensino fundamental em escolas municipais de Santa Luzia - PB. 2017. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Um ponto de fundamental importância para a verificação da aprendizagem no nosso
sistema de ensino são as avaliações externas que ora aplicadas nas escolas
conseguem traçar, na maioria das vezes, um cenário de rendimento e de
orientações futuras para a melhoria do ensino nas escolas públicas. O referido
estudo apresenta uma pesquisa de campo do tipo quanti-qualitativa com abordagem
descritiva.Participaram da pesquisa alunos do 6º ao 9º ano e professores da
disciplina de Matemática, das escolas EMEIEF Professor Trindade Verna, EMEIEF Ana Brito de Figueiredo e EMEIEF Jovino Machado da Nóbrega situadas no
município de Santa Luzia, no sertão paraibano. Como instrumentos para coleta de
dados foram utilizados dois questionários contendo perguntas objetivas
e subjetivas para coletar as informações necessárias. A pesquisa tem como objetivo
analisar a relação entre a aprendizagem de Matemática com a proficiência nos anos
finais do ensino fundamental e verificar se os métodos utilizados pelos professores
de matemática facilitam a aprendizagem. A proficiência de um aluno é a síntese
numérica de seu nível de domínio em uma competência. Trata-se do resultado puro
e simples da aplicação da Teoria de resposta ao item. Atualmente, nas avaliações
federais e estaduais realizadas no país, ocorre uma abreviação dos resultados de
alunos e escolas, feito de diferentes maneiras. Assim, com os resultados obtidos na
pesquisa ficou evidenciado que o processo ensino-aprendizado é bastante relativo
quando se contextualiza o processo avaliativo de ensino, a metodologia e a
avaliação, pois nem sempre o método utilizado pelo professor, corresponde a o que
se espera do aluno, tornando uma divergência no resultado que se espera da
aprendizagem. Partindo desse pressuposto a disciplina de Matemática é uma das
que mais confronta o processo questionado. |
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dc.description.sponsorship |
Orientador: Jorge Miguel Lima Oliveira |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Avaliação de Aprendizagem |
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dc.subject |
Proficiência em Matemática |
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dc.subject |
Aprendizagem matemática |
pt_BR |
dc.title |
Aprendizagem matemática e as relações de proficiência nos anos finais do ensino fundamental em escolas municipais de Santa Luzia - PB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
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