Resumo:
O presente trabalho foi deliberado com o intuito de perceber por meio da aplicação de jogos manipuláveis, a relação da melhoria do processo de ensino e aprendizagem das quatro operações fundamentais da aritmética. A pesquisa é ambientada na E.M.E.I.F. Cônego Joaquim de Assis Ferreira, com 60 alunos de 6º ano do esnino fundamental. A motivação para esta pesquisa partiu da notória aceitação da utilização de jogos durante as atividades de Estágio Supervisionado. Para essa verificação foi utilizado um questionário buscando descobrir como era o conhecimento de mundo do aluno e de sua concepção de ensino. Logo após, foram realizadas oficinas para a confecção de jogos relacionados às quatro operações com o desígnio de que o próprio aluno possa construir os jogos utilizados. Finalizando foi aplicado uma avaliação por meio de problemas matemáticos e discussões, buscando averiguar se de fato os jogos podem melhorar o ensino de Matemática. Diante da analise dos resultados obtidos de forma qualitativa, pôde-se concluir que os jogos manipuláveis contribuem para a melhoria do ensino e da aprendizagem de modo muito significativo.
Descrição:
MEDEIROS, F. S. Jogos manipuláveis no ensino de Matemática: um estudo de caso no 6º ano do ensino fundamental. 2017. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.