UEPB - Repositório Digital

Estratégias utilizadas para trabalhar a temática recursos hídricos nas aulas de geografia a partir do PIBID/UEPB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, Josilândia Evaristo dos Santos
dc.date.accessioned 2018-07-03T14:55:23Z
dc.date.available 2018-07-03T14:55:23Z
dc.date.issued 2018-06-26
dc.identifier.other CDD 333.21
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16910
dc.description ARAÚJO, J. E. dos S. Estratégias utilizadas para trabalhar a temática recursos hídricos nas aulas de geografia a partir do PIBID/UEPB. 2018. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como principal objetivo relatar e analisar a experiência desenvolvida através de um projeto de intervenção desenvolvido nas aulas de Geografia, tomando-se como referência a temática recursos hídricos, haja vista nos últimos anos a cidade de Campina Grande ter passado por uma forte crise hídrica, devendo tal problemática ser analisada no ensino de Geografia. Tal projeto foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, localizada na cidade de Campina Grande PB, na turma do 1º ano D do Ensino Médio, no ano de 2016, através de uma pesquisa qualitativa de natureza pesquisa-ação no âmbito das ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UEPB, Subprojeto de Geografia. A mencionada intervenção objetivou direcionar o olhar dos estudantes da turma para a problemática dos recursos hídricos vivenciada pela cidade, utilizando como âncora as categorias geográficas lugar e paisagem e sempre articulando a escala geográfica local a outras escalas mais abrangentes trazidas no livro didático de Geografia. Para atender aos objetivos propostos, os alunos foram ativamente inseridos nas atividades do projeto, a partir do estímulo à participação nas aulas buscando construir conhecimentos para estimular a valorização da água enquanto recurso natural, assim como o entendimento sobre a realidade hídrica da região semiárida e os seus reflexos na cidade de Campina Grande. Pode-se ressaltar que as intervenções foram de extrema relevância para a conclusão do subprojeto, bem como de grande êxito para a aprendizagem dos discentes, no que concerne ao ensino da Geografia e aos assuntos correlacionados à convivência no Semiárido, em particular a crise hídrica na cidade de Campina Grande. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Josandra Araújo Barreto de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Intervenções pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Crise hídrica pt_BR
dc.title Estratégias utilizadas para trabalhar a temática recursos hídricos nas aulas de geografia a partir do PIBID/UEPB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta