UEPB - Repositório Digital

A disciplina de história no Brasil: percursos e propostas alternativas de ensino de história para o século XXI

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Cosme Paulo dos
dc.date.accessioned 2018-07-06T11:53:31Z
dc.date.available 2018-07-06T11:53:31Z
dc.date.issued 2018-06-20
dc.identifier.other CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17000
dc.description SANTOS, C. P. dos. A disciplina de história no Brasil: percursos e propostas alternativas de ensino de história para o século XXI. 2018. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo tem como finalidade identificar a construção do ensino de história no Brasil, abordando de forma breve, um percurso que perpassa pelo Brasil Colônia, Império e República, através de pesquisa bibliográfica para embasamento teórico. Nossa delimitação temática propõe um exame de metodologias de ensino de história para o século XXI, como ferramentas alternativas para trabalhar em sala de aula, em específico o RPG de mesa e os games, analisando seus pontos positivos e as dificuldades em aplicá-los em sala de aula, possibilitando atrair os jovens às aulas que se tornam mais dinâmicas e atrativas a esse público. Através de leituras e uso das obras sugeridas, buscando articular as leituras para traçar o perfil do ensino de história e para entender a necessidade de buscar novas alternativas de metodologia para ensino além da aula expositiva. Tomando como base artigos sobre RPG de mesa em ensino de história, buscamos explicar os benefícios de usar a imaginação do aluno para o processo pedagógico baseados no Sócio Construtivismo de Vygotsky e em seguida abordamos o aspecto cultural dos jogos e o aspecto de espelhamento do cotidiano (o cotidiano simbólico) nos jogos eletrônicos, o que torna essa mídia mais atrativa aos jovens. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José do Egito pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de história pt_BR
dc.subject Jogos digitais pt_BR
dc.subject RPG de mesa pt_BR
dc.subject Metodologia de ensino pt_BR
dc.title A disciplina de história no Brasil: percursos e propostas alternativas de ensino de história para o século XXI pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta