dc.contributor.author |
Bezerra, Roberta Xavier Montenegro |
|
dc.date.accessioned |
2018-07-09T11:59:34Z |
|
dc.date.available |
2018-07-09T11:59:34Z |
|
dc.date.issued |
2018-06-08 |
|
dc.identifier.other |
CDD 100 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17045 |
|
dc.description |
BEZERRA, R. X. M. O ensino de filosofia e os desafios de educar frente às políticas educacionais neoliberais. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente artigo tem como objetivo discutir o Ensino de Filosofia frente aos desafios lançados por políticas educacionais baseadas no neoliberalismo. As consequências de tais políticas podem ser sentidas no dia a dia dos professores de filosofia uma vez que elas têm por princípio o objetivo de transformar os estudantes em meras peças do sistema de produção capitalista. Com a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei n°9394/96 (LDBEN), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e as Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio, a Filosofia voltou ao currículo das escolas de ensino médio no Brasil. Porém, devemos nos perguntar de que forma a Filosofia é abordada e implantada por estas leis, reformas e programas. Não pretendemos aqui fazer uma análise aprofundada de tais leis, dados os limites desse estudo. Nosso objetivo é lançar luz ao debate sobre as leis educacionais no Brasil e como elas relegam a filosofia a mera disciplina conteudista, técnica e fragmentada, o que vai na contramão do que é a Filosofia, o que ela representa enquanto fim em si mesma. Para desenvolver tal trabalho, nos baseamos nas leituras das leis acima citadas bem como em textos de autores que tratam do tema do Ensino de Filosofia e formação docente. Nosso intuito é demonstrar como a filosofia se faz importante frente a uma sociedade alienada e desprovida de senso crítico. Uma sociedade que tem na educação uma forte ferramenta de alienação e enquadramento para atender a lógica neoliberal de acumulação de capital e de escravização de indivíduos. Desse modo, observamos que a Filosofia se faz imperativa no que diz respeito ao combate da alienação dos estudantes para a formação de uma sociedade mais igualitária, mais consciente e mais ativa em suas reivindicações de um mundo melhor. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Valmir Pereira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de filosofia |
pt_BR |
dc.subject |
Política neoliberal |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Leis da educação |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de filosofia e os desafios de educar frente às políticas educacionais neoliberais |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |