UEPB - Repositório Digital

Educação e conhecimento verdadeiro em plantão

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Arruda, Diogo Henrique
dc.date.accessioned 2018-07-12T15:35:10Z
dc.date.available 2018-07-12T15:35:10Z
dc.date.issued 2018-06-06
dc.identifier.other CDD 184
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17085
dc.description ARRUDA, D. H. Educação e conhecimento verdadeiro em plantão. 2018. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Um caminho de acesso ao pensamento pedagógico platônico é encontrado no seu diálogo mais conhecido, A república. O artigo assume como objetivo apresentar alguns aspectos deste projeto educacional discutidos na obra A república, de modo mais específico no seu capítulo VII, na famosa Alegoria da Caverna. Uma pergunta guia a nossa reflexão: Qual a ideia de educação em Platão? O contexto das teses educacionais platônicas envolve o debate com os sofistas a respeito de como deve ser conduzido o processo educativo. Assim, entender a educação em Platão implica compreender o processo de ascensão, libertar-se das imagens do conhecimento, as opiniões individuais (doxas), até se atingir a opinião verdadeira, o reto conhecimento (episteme), analisando a dialética entre o conhecimento sensível e o conhecimento inteligível. Todos estes temas importantes para uma apresentação de aspectos da pedagogia platônica encontram-se sintetizados no famoso diálogo que será objeto da nossa reflexão. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Nilton Conserva de Arruda. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Filosofia platônica pt_BR
dc.subject Pedagogia platônica pt_BR
dc.subject Conhecimento pt_BR
dc.title Educação e conhecimento verdadeiro em plantão pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta