dc.contributor.author |
Arruda, Diogo Henrique |
|
dc.date.accessioned |
2018-07-12T15:35:10Z |
|
dc.date.available |
2018-07-12T15:35:10Z |
|
dc.date.issued |
2018-06-06 |
|
dc.identifier.other |
CDD 184 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17085 |
|
dc.description |
ARRUDA, D. H. Educação e conhecimento verdadeiro em plantão. 2018. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Um caminho de acesso ao pensamento pedagógico platônico é encontrado no seu diálogo mais conhecido, A república. O artigo assume como objetivo apresentar alguns aspectos deste projeto educacional discutidos na obra A república, de modo mais específico no seu capítulo VII, na famosa Alegoria da Caverna. Uma pergunta guia a nossa reflexão: Qual a ideia de educação em Platão? O contexto das teses educacionais platônicas envolve o debate com os sofistas a respeito de como deve ser conduzido o processo educativo. Assim, entender a educação em Platão implica compreender o processo de ascensão, libertar-se das imagens do conhecimento, as opiniões individuais (doxas), até se atingir a opinião verdadeira, o reto conhecimento (episteme), analisando a dialética entre o conhecimento sensível e o conhecimento inteligível. Todos estes temas importantes para uma apresentação de aspectos da pedagogia platônica encontram-se sintetizados no famoso diálogo que será objeto da nossa reflexão. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: José Nilton Conserva de Arruda. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Filosofia platônica |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia platônica |
pt_BR |
dc.subject |
Conhecimento |
pt_BR |
dc.title |
Educação e conhecimento verdadeiro em plantão |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |